Como deixar em dia o pagamento dos seus impostos

O IPVA é um imposto obrigatório que o contribuinte deve pagar todos os anos. Quem fica responsável por administrar o IPVA é o próprio Detran do estado. Hoje você confere um pouco mais sobre os prazos e sobre a emissão da guia de pagamento desse imposto.

Esse imposto é um dos que mais preocupa as pessoas pelo simples motivo de apresentar um valor alto e ter um prazo estabelecido para pagamento. Esse prazo varia de acordo com o último dígito da placa do veículo e pode ser consultado através de uma tabela disponibilizada pelo próprio Detran de MG.

IPVA

Para sua facilidade, existem várias informações e serviços disponíveis na internet que são relacionados ao IPVA. Você consulta a tabela de pagamento pela internet e também pode emitir a guia. Assim fica tudo mais fácil na hora de organizar e deixar tudo em dia, sem precisar ir a atendimentos presenciais.

Emissão da guia de pagamento

Para facilitar o processo de pagamento, o contribuinte pode emitir a guia IPVA pela internet. Esse processo não gera cobrança de custos, portanto, pode ser utilizado sempre que necessário e em qualquer horário do dia.

O ruim de ir até uma unidade presencial é que você enfrenta filas demoradas e atendimentos lotados. Sem contar que existe um limite que horário no atendimento e tudo isso não se aplica quando se trata de emissão de documento pela internet.

Veja abaixo como emitir a guia pela internet de maneira bem rápida:

  • Site da Secretaria da Fazenda do Estado de MG: www.sefaz.mg.gov.br
  • Você precisa informar o número do Renavam do veículo do ano vigente;
  • No campo abaixo preencha os caracteres da Imagem e depois clique no botão continuar;

Se os seus dados estiverem preenchidos de forma correta você poderá fazer a emissão da guia de pagamento. A emissão pela internet pode ser feita tanto para pagamento em cota única como também parcelado.

Valor

Todos os anos esse imposto passa por reajuste, assim como acontece com qualquer outro. O valor do IPVA RJ será calculado com base nas características do seu veículo, logo, não temos um valor padrão, e sim uma porcentagem que é utilizada para saber quanto você tem que pagar.

Ao fazer a emissão da guia você terá conhecimento do valor a ser pago e poderá optar pelo pagamento em cota única ou parcelado, conforme descrito no próximo tópico.

Pagamento

É necessário escolher a forma de pagamento para quitar esse débito. Para isso o Detran MG vai oferecer duas opções, descrevemos abaixo como funciona cada uma delas:

  • Pagamento parcelado: em até 3x sem juros, em parcelas iguais;
  • Pagamento em cota única – com desconto de 10%, dentro do prazo de validade.

Tabela

Está disponível a tabela referente ao ano, o Detran liberou a Tabela com datas que começam ainda no mês de janeiro. Confira mais informações abaixo.

Abaixo consta a Tabela Atualizada referente ao ano.