Rádios EBC comemoram o Dia Mundial do Rádio

A Unesco – Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura declarou oficialmente o 13 de fevereiro como Dia Mundial da Rádio, dia escolhido para lembrar a criação da Rádio ONU, em 1946, e comemorado pela primeira vez em 2012.

Neste ano, as emissoras de rádio da EBC celebram a data com uma programação especial, que lembra os 90 anos de história do veículo de comunicação. Chamadas especiais serão veiculadas nas emissoras, ao longo do dia 13, quarta-feira, bem como o radiodocumentário produzido pela MEC AM, em 2008, quando dos 85 anos do rádio no Brasil. A produção conta a história do veículo em nosso país, desde o surgimento da Rádio Sociedade Rio de Janeiro (1923) até os dias de hoje. Também vai ao ar a versão para rádio do programa “90 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil’- especial feito em parceria com a TV Brasil, em 7 de setembro de 2012, no Aterro do Flamengo (Rio), com a reconstituição da primeira transmissão acontecida em 1922. E ainda quinze programetes produzidos pela MEC AM vão ser transmitidos por todas as emissoras da Superintendência de Rádio EBC.

MEC AM e Rádio Nacional do Rio de Janeiro

Na MEC AM 800kHz, o programa Atualidades de quarta-feira (no ar entre 11h e 12h) terá como tema o Dia Mundial do Rádio. O âncora-apresentador Cadu Freitas conversa sobre o assunto com três convidados: a jornalista Sônia Virgínia Moreira (professora da Uerj, doutora em Ciências da Comunicação e integrante da Intercom), o jornalista Marcelo Kischinhevsky (doutor em Comunicação e Cultura, também professor da UERJ e integrante da Intercom), e Orlando Guilhon, Superintendente de Rádio da EBC. O programa será retransmitido na Nacional de Brasília AM e Nacional da Amazônia OC, em outros horários. Já na Rádio Nacional Rio, no programa de debates Especial “Tema Livre”, o apresentador Luiz Augusto Gollo conversa no dia 13, das 10h às 11h, com Gerdal dos Santos, radioator do Núcleo de Radiodramaturgia das Rádios EBC, e com Cristiano Menezes, Gerente Regional das Rádios EBC. O programa também vai apresentar depoimentos gravados de Sérgio Cabral, Gracindo Jr, e Luis Carlos Saroldi.
Com várias mensagens curtas, locutadas ao longo da Jornada Esportiva Nacional, o Núcleo de Esportes também vai celebrar a data no jogo de estreia do Fluminense na Copa Libertadores da América, no próprio dia 13.

Segundo a Unesco, o rádio atinge 95% de qualquer segmento da população mundial. Nos países em desenvolvimento, mais de 75% dos lares têm um aparelho de rádio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *