Quando iniciam as inscrições para o Exame INEP

Passado todo o processo do Enem 2018, com os resultados já divulgados e os programas do Governo Federal (Prouni e Sisu) já selecionando seus candidatos, alguns estudantes já começam a se perguntar quando começam as inscrições Enem 2019.

Neste artigo, além de obter informações sobre as datas das inscrições, os estudantes poderão acompanhar detalhes sobre como se inscrever no Enem 2019, declarar carência, solicitar isenção ou efetuar o pagamento do boleto. Acompanhem:

O Enem é sem dúvidas a porta de entrada para o ensino superior, sendo indispensável a todos os estudantes que desejam estudar nas melhores instituições públicas do país ou obter bolsas de 100% ou 50% nas melhores instituições particulares.

Muito em breve o MEC – Ministério da Educação, juntamente com o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, divulgará o edital, que trará todas as informações e regras do exame, inclusive sobre quando começam as inscrições Enem 2019.

Para a edição de 2019 o exame deve seguir sem alterações. Apesar do desejo do ministro da educação, Cid Gomes, de transformar a aplicação da prova na modalidade online, esta mudança deve estar totalmente aprimorada e dessa forma introduzida somente no Enem 2016.

Quando começam as Inscrições Enem?

As inscrições do exame mais importante do país devem estar disponíveis entre a metade de maio e o início de junho e poderão ser realizadas somente através da internet e exclusivamente através do site oficial do Enem, disponível no endereço eletrônico.

Para se inscrever no Enem 2019 o candidato deve preencher no sistema seus dados pessoais, escolares e socioeconômicos e também do seu grupo familiar.

Será cobrada, assim como em todas as últimas edições, a taxa de inscrição no valor de R$ 35,00, que deverá ser paga até a data de vencimento estabelecida no edital.

Os únicos estudantes isentos automaticamente do pagamento da taxa nas inscrições Enem 2019 são aqueles que concluirão em 2019 o ensino médio em escola da rede pública.

Porém os estudantes que não tiverem condições de pagar este valor poderão solicitar isenção do pagamento, através da declaração de carência.

Provas, Gabarito e Resultado do Exame

As provas devem ser realizadas em outubro, já que 2019 não se trata de um ano eleitoral. Os gabaritos serão divulgados em até três dias úteis após a aplicação das provas.

Já o resultado do Enem 2019 será divulgado entre os últimos dias de 2019 e a primeira metade de janeiro de 2016, quando os estudantes poderão utilizar os seus desempenhos alcançados no exame para concorrer às bolsas e vagas do Prouni e Sisu.